sexta-feira, 17 de maio de 2013

Decoração para leigos

Olá queridas leitoras,
Como o objetivo do blog é desfazer o bicho de sete cabeças que a decoração é para algumas pessoas, vamos começar pelo começo.
Se você é daquelas que super dá a sua opinião nos banheiros das revistas, dos sites e blogs por ai, mas quando chega em casa, o seu continua sendo aquela página em branco, confira algumas dicas básicas pra não se perder na sua decoração.
Em primeiro lugar, vamos entender o que é a tal da decoração, hoje em dia conhecida como Design de Interiores. Pra mim o princípio básico da decoração nada mais é do que tudo aquilo que estiver visualmente confortável, ou seja, o que você, ao olhar, sinta que está completo, não tem nada em excesso e nem faltando.
Isso, obviamente, vai depender do seu estilo (explicarei no próximo post) e das suas convicções, mas atenção não quer dizer que tudo que você colocar do lado direito do aparador, tem que ter do lado esquerdo. Vamos agora, desmistificar esse mistério. (infelizmente ou felizmente, esse post será um pouquinho longo... Huahuahuahuahua Acontece!)
Partindo para os exemplos (por enquanto da internet, porque ainda não organizei o meu material Huahuahuahua).
No caso ao lado, por exemplo, nós temos um fundo sem texturas, um espelho centralizado com o móvel que também é espelhado e uma caixa centralizada sobre o móvel. Com esses elementos, nós neutralizamos o ambiente. O que vai dar um tchan a mais são justamente os vasos usados em lados opostos, mas notem que não são um par de jarros. Temos três vasos de formas diferentes, porém com mesmo acabamento e textura (vidro incolor, liso). Agora a grande pergunta que não quer calar, porque eles estão harmonicamente corretos?
Observem que os dois vasos de destaque são os mais bojudos. Em baixo de um deles há dois livros, um com a mesma cor do fundo e outro com uma cor mais chamativa, que já se apresentou na cor da caixa centralizada, mas que ainda assim, chama atenção na posição que ocupa. Do outro lado, para contrapor o "peso visual" dos livros, nós temos um vaso em segundo plano mais fino e comprido, sendo que dentro dele nós temos terra em cor escura (o que contra põe o livro escuro, porque praticamente se mescla com o fundo). No vaso da frente, encontra-se uma espécie de musgo verde sobre a terra, o que equilibra o "peso" do outro livro.
"Mas Raquel, e as flores? Tem de um lado, do outro lado está vazio." É verdade, mas no vaso que está sobre os livros nós temos a areia branca, o que por si só já equilibra a vistosidade das flores, porque no fundo preto é a cor que mais chama atenção.
E aí, confortáveis?
Mas e se tudo for simétrico?


Está confortável? Sim, então está harmonicamente correto.
Bom, como diz a Candice: "Isso é divino!" E é Interior design também.
Nos próximos posts teremos uma explanação de estilos, estampas, iluminação e ainda teremos o sorteio de um projetinho pra próxima semana. Não percam!!!

Beijos e bye-bye.



2 comentários:

  1. Ebaaaaaa!!!! Amei o objetivo do blog e pretendo dar uma passadinha aqui sempre!!!
    Estou mesmo querendo umas dicas para colocar uma carinha melhor nas minha casa!!! ;)
    Deus te abençoe no novo porojeto!!!! Bjinhuxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EEEE... Obrigada, amore. Pode contar comigo pra repaginada da casa.

      Excluir