sábado, 18 de maio de 2013

Politicagem das medidas

Girls,
Como a segunda-feira ainda está muito longe, resolvi fazer um postzinho extra para ajudá-las a participar do "Meu projeto de Design". É o seguinte: vou ensiná-las a tirar as medidas do ambiente para participar do post de Sexta. ;) Vamos lá!




O primeiro passo é fazer um desenho (pode ser a mão mesmo) do que seria o seu cômodo, como no modelo ao lado. Se tiver colunas, faça um quadrado ou retângulo (ou o formato que a sua coluna tiver) e faça um "x" no interior.






O segundo passo é colocar as cotas (medidas) do espaço livre do piso. Logo, meça de uma parede a outra, sem contar portas ou janelas. Vejam que paredes que ocupam a mesma posição, tem cotas niveladas, porém divididas pelas linhas guias, que são essas que mostram onde a medida começa e onde a medida termina.





Agora cotem portas e janelas e, no caso de cozinha ou banheiro, a bancada da pia com a posição da cuba, do esgoto e da torneira e misturadores.
Vamos lá. Observem que as cotas externas são as do piso (que medimos primeiro), depois vem as cotas de esquadrias (porta 0,7m e janela 1,192m), no terceiro nível temos as medidas da pia, que se encontram, mais ou menos, na mesma distância em relação à altura das demais cotas (reparem que medimos largura (1,442m e 0,793m) x profundidade (0,55m e 0,6m) da pia), continuando, temos a medida da cuba (0,462m) e da distância da cuba até a parede mais próxima (0,16m), (que deveriam estar no mesmo nivel, porém não estão porque não daria pra visualizar o número direito) e, por último, temos a medida da torneira até a parede mais próxima (0,425m) que é a mesma medida do esgoto. Nesse caso, não marcamos a medida do misturador, porque nesse modelo de torneira o misturador já vem acoplado. Só é necessário marcar o misturador quando esse tiver um ponto isolado de água, como no caso dos chuveiros, que temos um ponto de água quente e um de água fria (isso, quando o chuveiro é à gás, nos chuveiros elétricos temos um único ponto de água =p).
Se vocês não pretendem fazer obras, criem mais um nivel de cotas e marquem também os pontos de interruptores e tomadas. Numa outra planta limpa (modelo do primeiro passo) marquem as luzes que tem no ambiente. Se tiver apenas uma luz central, é só escrever como observação na planta que você fez, num cantinho fora do desenho. Vale lembrar que todas as cotas e qualquer coisa escrita deve estar fora do desenho.
Por último, meça o espaço livre do chão ao teto, o famoso pé direito, e anote no cantinho da folha.
Se você fez a mão é só escanear, verificar se está legível e mandar em anexo e se você fez no computador, salve o arquivo em jpg, anexe e envie. Já estou ansiosa esperando.
Não percam o próximo post sobre Estilo que está super legal!

Beijos e bye-bye!!!


2 comentários:

  1. olá adorei o seu blog e estou seguindo, venha ser minha seguidora também..
    http://zandraprincessmakeup.blogspot.com.br/

    e se puder curti minha fanpage no blog..
    https://www.facebook.com/pages/Zandra-Princessmakeup/504670582912905

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, que bom. Fico muito feliz. Já vou dar uma passadinha lá no seu blog e ser sua fã também. Seja bem-vinda! Obrigada. Beijos

      Excluir