terça-feira, 11 de junho de 2013

Estilo Étnico

Olá queridos,

Hoje vamos viajar por ai e tentar desvendar mais um mistério. Com certeza será uma delícia. Vamos lá!

O Estilo Étnico é aquele estilo bem peculiar, que nos remete, com certeza, à um lugar onde a cultura e os costumes sejam muito diferentes dos nossos. Na decoração ele se destaca muito nas cores e nos tecidos.
Os principais estilos étnicos que conhecemos são:
Sala de Casa de Temporada em Geribá
1. O tribal africano: Dele veio as famosas print skin ou estampas de pele de animal. Também é comum nesse estilo encontrarmos muitos acabamentos em couro e madeira, encontrarmos baús e arcas e encontrarmos os tons terrosos. Com toda a certeza, os elementos da natureza estão presentes nesse estilo, o que mais se destaca é o fogo. A iluminação deve ser quente, com luzes amarelas. Em hipótese nenhuma as brancas. A iluminação indireta com velas também é bastante forte, portanto é um item que não deve faltar nesse estilo.
Outro item que pode estar presente são as máscaras aborígenes. Os metais também fazem parte desse estilo, principalmente o ferro.
E pra quem curte um faça-você-mesmo, adora um licor Amarula e tem pena de jogar aquela embalagem maravilhosa fora. Vou fazer um post de como usá-la na decoração, porque não achei nenhuma imagem na internet ou mesmo a explicação. Huahuahuahuahuahuahuahuahuahua Vou preparar e tirar as fotos pra vocês e futuramente eu coloco a ideia aqui.

Acomodações Burj Al Arab
2. O oriental árabe: Ah! É tudo de lindo, né, gente? Pensem num povo que sabe usar a decoração à seu favor. São eles. Ok, a bellydancer é suspeita de falar Huahuahuahuahua, mas é verdade, eles sabem usar as  cores, texturas, os adornos, os metais e até mesmo as pedras. O ouro é o quesito que não pode faltar nessa decoração, pois eles gostam de esbanjar suas riquezas. Outro requinte dessa decoração, são os tecidos, os mais delicados e trabalhados possíveis e em grande quantidade. Outra coisa que podemos notar é que geralmente, nessas casas as passagens de um cômodo para outro são feitas por portais e não por portas, salvo a área íntima, para que a energia circule melhor. Os tapetes são uma marca desse estilo, assim como as cores fortes e os tetos cobertos com tecidos, maravilhosos por sinal. Os móveis e ambientes tem que ser espaçosos. A circulação deve ser muito bem aproveitada.

3. O oriental asiático: É mais marcado pelas culturas japonesa, chinesa e indiana, sendo que as
Rajput Suite Taj Mahal Palace Hotel
características das culturas japonesa e chinesa são parecidas, o que muda é a disposição no ambiente. O japonês não gosta de detalhes, usam somente o necessário. Já os chineses costumam usar o Feng Shui e suas cores predominantes são o vermelho e o dourado. Os adornos principais são os lindos vasos e louças de porcelana pintados e seus maravilhosos tecidos. O ícone da decoração japonesa, atualmente, são as famosas luminárias. A decoração indiana tem, geralmente o branco como base (nas paredes, tetos e pisos, principalmente) e as cores muito diversificadas, combinadas, por estampas, sobre móveis de madeira natural. A religião é muito presente no estilo indiano, logo, peças que representem os Deuses Hindus, são comuns. Os tapetes também são muito usados.

4. O Escandinavo: Esse é um estilo que está voltando agora com força total, o antigo estilo nórdico, vem
Loft Estilo Escandinavo
com um ambiente amplo e claro, preparado para aproveitar o máximo da luz natural, por causa dos frios e rigorosos invernos desses países. Suas cores são o branco e os tons pastéis. Vermelhos e azuis apenas pontuais para destacar algum detalhe. Seus tecidos são o algodão e o linho, geralmente estampados com desenhos de quadros, paisagens ou motivos florais com escritas. Os pisos são de madeira clara ou natural para ampliar o ambiente e favorecer a entrada da luz natural. Os móveis são os de linhas retas, também de madeiras claras, geralmente, em pátina, para dar um ar de envelhecido. Vidros, cerâmicas e porcelanas também estão presentes nessa decoração. Geralmente, o pé direito é alto para melhor se aproveitar a climatização do ambiente.

E ai, gostaram? Então deixem um comentário pra mim e mantenham os dedos cruzados, porque daqui a pouco tem sorteio.

Beijinhos e bye-bye!

2 comentários:

  1. É possivel fazer o projeto de uma adega em estilo étnico?

    ResponderExcluir
  2. É possivel fazer o projeto de uma adega em estilo étnico?

    ResponderExcluir