terça-feira, 22 de outubro de 2013

Local de Trabalho

Oi meus amores,

Antes de qualquer coisa, tenho que dizer que não esperava ter tanta repercussão apesar dos poucos seguidores, estou muito feliz ;). Infelizmente, ainda estou um pouco enrolada, mas pretendo em breve (ainda esse ano) voltar com as postagens diárias. Bom, aproveitando a boa energia, vim trazer esse tema bacaninha pra vocês relaxarem mais no espaço de trabalho. Espero que gostem.
Primeiro, tenha em mente que se você trabalha muito tempo lendo ou se você tem algum ponto fixo, por
Caixa organizadora de fitas
exemplo, trabalha de frente para alguma parede, ou em baia, o ideal é que seu móvel e sua parede sejam de cores claras e neutras. Porque? Porque fundo escuro ou colorido cansa a vista. Outro ponto que você deve observar é a ergonomia do espaço. Lembre-se que você nunca deve sacrificar a circulação, se o espaço é pequeno, evite acumular coisas, se você trabalha com muitos papéis, principalmente. Procure arquivá-los de forma organizada e de preferência em outro local. Se o seu escritório ou consultório é em casa, redobre a organização, pois os acúmulos desenfreados nos causam grande mal estar. Se você anda se sentindo oprimido, comece a faxina agora (depois de terminar de ler, é claro). Se você trabalha com artesanato, costura, pintura, também deve se organizar. Separe os materiais por cores e tipos em tupperwares ou caixas de papelão encapadas e etiquete tudo. Em resumo, uma boa organização é providencial para uma boa circulação.
Ergonomia
Se você trabalha muito tempo sentado, você tem que ter um local para apoiar, punhos e cotovelos, seus joelhos e quadris devem fazer um ângulo de 90º e os pés, de preferência à 45º. Uma mesa padrão ideal tem a altura de 75 cm do chão ao topo. Se possível crie mais de um setor no seu ambiente de trabalho, por exemplo, tenha uma poltrona no seu escritório ou consultório, assim você poderá alternar as posições e até relaxar um pouco.
Escritório com mais de um setor
Quanto a decoração em si, use de preferência cores sóbrias e frias. Cores quentes apenas em pequenos objetos, em locais que você
precise de mais concentração, pois essas cores costumam nos deixar em estado de alerta, mas usada em demasia, pode nos causar estresse.
Se o seu caso é comercial para refeições, pode usar e abusar das cores quentes, pois além de abrir o apetite, fará com que seu estabelecimento tenha grande circulação, mas lembre-se que você irá ficar lá dentro o dia inteiro, portanto pondere com tons neutros, de preferência terrosos e use também bastante madeira.
Quem quiser fazer o teste, pode escolher restaurantes aleatórios e observar se as cores predominantes não são o vermelho e seus tons, amarelo e seus tons, laranja e seus tons.
Decoração Restaurante La Mole
Já em clínicas e hospitais são azul e seus tons e verde e seus tons, pois as cores frias passam mais sensação de tranquilidade, são lugares que você quer ou precisa estar por muito tempo. Mas observem também se, geralmente, essas cores não estão só na parte superior da parede, sempre equilibrada com uma cor neutra embaixo. No caso de paredes inteiras com a mesma cor, na maioria das vezes tem o roda-meio ou uma faixa.
Iluminação. Sempre use a mais clara possível em locais não comerciais e no caso de comerciais, aonde eu tenho a concentração da atividade principal, por exemplo, caixa, cozinha, gerência, bilheteria.
Ainda no caso dos ambientes comerciais, devemos avaliar se o cliente vai precisar de muita ou pouca luz. Exemplo, numa sapataria, o cliente precisa enxergar todos os detalhes do sapato, ver se fica bonito nos pés dele, enxergar um caminho pra ele andar e ver se tá confortável, então eu preciso que seja bem iluminada. Já num restaurante japonês, por exemplo, o cliente quer mais intimidade, conversa, não quer ser incomodado, portanto eu posso ter uma iluminação mais pontual, para chegar à mesa e para ver o que está sendo servido.
Um erro muito comum cometido em estabelecimentos comerciais, é o piso branco. Nunca, jamais, coloque piso claro em locais de grande circulação, porque a sujeira "grita" e isso pode passar uma imagem errada para o seu cliente, o ideal são os cinzas ou os amadeirados, eles disfarçam mais. E não me entendam mal, quando digo sujeira, não quer dizer que você não limpou o estabelecimento e sim que você não vai conseguir acompanhar a alta frequência com que "ela" entra na sua loja, afinal você não vai estar com a vassoura e o rodo na mão, enquanto o cliente tenta consumir e também não vai pedir pra ele deixar os sapatos na porta, correto? Fora que ainda tem a poeira da rua em si.
Ah! E um detalhe, o piso amadeirado, eu não indico para lanchonetes ou locais que tenham grande quantidade de pessoas comendo em pé, porque é mais difícil de limpar, o ideal é um granito ou até mesmo o porcelanato retificado, desde que não seja claro, que possa lavar. Ai pode ser até os que imitam madeira.
Bom, acho que é isso. Se precisarem de mais informações, já sabem. Beijinhos e até a próxima! Bye.

3 comentários:

  1. Olá! Venho convidar-te a visitares o meu novo blog: HAPPIER - Dicas para uma vida mais feliz.
    Nele escrevo sobre pequenas atitudes e dicas que podes seguir para te sentires melhor, e assim, seres mais feliz!
    Espero que gostes :)

    Ana

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  2. OLA GLAMUROSA, TA ROLANDO SORTEIO...CONVIDA SUAS AMIGAS ...DO BLOG...FACE... ETC...BJOKAS E OBRIGADA - glamour2013.blogspot.com.br/2014/03/sorteio-de-8-cartelas-de-de-adesivos-de.html

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  3. Amei seu cantinho,segue eu sigo de volta?deixe o link do seu blog no meu blog,para que assim eu possa estar te seguindo de volta
    http://anunciosparceriasdivulgacao.blogspot.com.br/

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