Estilo

Olá girls,
Pra falar de estilo, primeiro temos que saber de onde eles vem e que fique bem claro que essa é a minha definição, baseada no que eu já li, pesquisei, estudei e executei sobre o assunto.
Bom, pelos próprios nomes já dá pra ter uma ideia: clássico, contemporâneo, moderno, Luís XV, étnico, clean, vintage, provençal, provinciano, vitoriano e por ai vai... Podemos notar que eles vem de algum tempo ou algum lugar, mas temos que ter em mente que nem tudo que chamamos de estilo em decoração, refere-se ao ambiente, as vezes podemos estar nos referindo à um único objeto e para esclarecer esse ponto, vamos viajar no tempo e no espaço!(Clichê básico huahuahuahuahua)

Quando nos referimos à um ambiente ou até mesmo à uma construção, estamos sempre nos remetendo a uma data, ou seja, o ambiente pode ser clássico ou palaciano, se for retratado com elementos referentes aos palácios da Idade Média, principalmente, porque foi a época em que os Impérios Europeus estavam no auge.


 O ambiente também pode ser vintage, se tiver elementos característicos das moradias do inicio do século passado.


O ambiente pode ser retrô, caso possua elementos das décadas de 50 à 70.



Se possuir elementos de 80 até o final dos 90, ele é considerado moderno.




Caso possua elementos de última geração, futurista e com poucos detalhes, é considerado Clean.

E o que é o estilo contemporâneo? Bom, pra mim pelo menos, não é nada, porque contemporâneo quer dizer que "viveu ou existiu no mesmo tempo" e se existiu no mesmo tempo é qualquer um dos relacionados acima.
E os outros estilos? Os outros são os que vem de algum lugar ou está relacionado ao gosto de alguma pessoa, geralmente famosa (Como nós seremos um dia...huahuahua).
Com essa definição, podemos presumir que dificilmente uma pessoa ou um lugar vai ter um ambiente inteiro baseado só em suas criações, por exemplo, as pessoas que vivem em Provença, uma região da França (pra quem não sabe), não tem suas casas todas decoradas com móveis e paredes brancos, pisos de madeira claro, tudo com florzinhas miúdas em tons de rosa e azul bebê. Quando dizemos que algo é Provençal, estamos dizendo que naquela região a tendência de decoração é um ambiente mais claro, com estampas miúdas, geralmente florais, em tons de azul, rosa e tons pastéis, portanto teremos alguns itens que nos trarão referências daquela região num ambiente.
Outro exemplo, todo mundo já ouviu falar na famosa banheira Vitoriana e nas famosas poltronas Luís XV, acredito eu, que os referidos Imperadores não tinham tempo para sentar na prancheta com a planta baixa de seus imensos palácios e inventar cômodo por cômodo, até porque, até hoje usamos referências passadas para criar. Portanto, temos essas peças (que são muitas), que marcaram a decoração de seus palácios, maravilhosos por sinal.
Temos também o rústico, que remete a natureza; o etnico, que vai buscar as raízes dos povos; o ecologicamente correto; o sustentável e muito mais.
Bom, já deu pra perceber que o assunto é vasto, né? Então, vamos esmiuçar estilo por estilo nas próximas segundas.
E não percam, amanhã o papo é sobre quarto dos bebês.
Beijos e bye-bye!!!


12 comentários:

  1. Ebaaaa!!!! Ansiosa pelo estilo clean detalhado!!!!
    Bjux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm... Pode esperar, que é bem interessante. Beijos

      Excluir
    2. hahahahaha eu sou clean até demais! kkkkk

      Excluir
  2. Obaaaaaa!!! Adorooo =)
    Parabens pelo blog flor!!! Beijos e estou te seguindo!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Raquel, amei seu blog, adoro blogs com assuntos diferentes do que costumo ver, e acho que isso acrescenta muito no meu dia a dia, amo decoração, e seu blog está de parabéns !
    Já virei seguidora viu !
    Deixo um convite pra você conhecer meu cantinho, falo sobre o Universo Feminino, e espero que goste do conteúdo !
    Beijocas e uma ótima quarta !

    www.rosanaquality.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, obrigada. Fico feliz de te ter como fã. Huahuahuahuahua Hoje estou um pouquinho atolada, mas prometo que passo lá no seu blog. Beijos pra vc também.

      Excluir
  4. Belo trabalho. Sucesso na profissão.
    Beijos
    Germano Leão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, morri. Fico feliz de te ver por aqui. Saudades, beijos.

      Excluir